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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BERNARDINO, Pedro  e  MARQUES, Rui Cunha. Rankings acadêmicos: uma abordagem ao ranking das universidades portuguesas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2010, vol.18, n.66, pp.29-48. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362010000100003.

Os rankings acadêmicos constituem um assunto controverso no ensino superior. No entanto, apesar de todas as críticas, os rankings parecem estar aqui para ficar e cada vez mais diferentes intervenientes os utilizam para obter informações sobre o desempenho das instituições de ensino. Os dois rankings mais conhecidos, o do The Times e o da Universidade JIAO Tong de Xangai, apresentam metodologias diferentes. No ranking apresentado pelo The Times a classificação é baseada em análise pelos pares, enquanto o de Xangai tem apenas indicadores quantitativos e baseia-se principalmente em resultados de investigação. Na Alemanha, o ranking CHE usa uma metodologia diferente dos rankings tradicionais, permitindo aos utilizadores escolher os critérios e os pesos. As instituições de ensino superior portuguesas apresentam um desempenho inferior aos seus pares europeus. O Governo acredita que um ranking acadêmico poderia melhorar tanto o desempenho como a competitividade entre as instituições. O objetivo deste trabalho é analisar as vantagens e os problemas dos rankings acadêmicos e fornecer orientações para um novo ranking português.

Palavras-chave : Rankings acadêmicos; CHE; Ensino superior; Avaliação de desempenho; Portugal; Xangai; THES.

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