Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de escolas públicas através de desenhos: um estudo comparativo de três escolas da cidade do Rio de Janeiro

Evaluación de escuelas públicas a través de dibujos: un estudio comparativo de tres escuelas de la ciudad de Rio de Janeiro

Evaluation of public schools through drawings: a comparative study of three schools in the city of Rio de Janeiro

O objetivo deste trabalho foi testar um método de avaliação de escolas públicas através do desenho e refletir sobre sua aplicabilidade para compreensão de fenômenos psicossociais que ocorrem no ambiente escolar. Supomos que a linguagem verbal tende a favorecer as normas sociais mais influentes no ambiente acadêmico e fora dele, prejudicando a expressão de indivíduos e grupos que adotam outras normas, supostamente menos legitimas e/ou não reconhecidas socialmente. Os participantes foram estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Eles fizeram um desenho da escola onde estudavam e, em seguida, outro desenho sobre o interior da mesma e, enfim, verbalizaram sobre os desenhos feitos. Constatamos tendências de valorização positiva da imagem da escola e menor envolvimento em atividades típicas de ensino e aprendizagem. A escola desenhada indicou necessidade de um trabalho de dinâmica grupal no ambiente escolar de modo a inserir os estudantes.

Avaliação escolar; Desenho da escola; Psicologia social da educação


Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br