SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue67Evaluation of public schools through drawings: a comparative study of three schools in the city of Rio de JaneiroEfficiency and quality of the post graduation programs in the "instituições federais de ensino superior" beneficiaries of the Post graduation Promotion Program (PROF) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MACHADO, Laêda Bezerra  and  ANICETO, Rosimere de Almeida. Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2010, vol.18, n.67, pp. 345-363. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362010000200009.

Este artigo identifica as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores de Recife e suas implicações práticas, demarcando a saliência e estrutura dessas representações. Participaram do estudo 103 professores. O procedimento de coleta utilizado foi a associação livre de palavras. Os dados foram processados pelo software EVOC, que oferece um gráfico com quatro quadrantes onde localizamos o provável núcleo central e sistema periférico da representação social. Os resultados apontam um discurso racionalizado, ou seja, a saliência dessa representação permite afirmar que os docentes, embora na prática critiquem e rechacem os ciclos de aprendizagem, nas suas representações revelam sintonia com a proposta da rede municipal. Sugerimos, portanto, estudos mais densos das práticas cotidianas desses docentes, para depreender aspectos das representações sociais que nos pareceram pouco revelados.

Keywords : Ciclos de aprendizagem; Representações sociais; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese