SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número69Cartilhas de alfabetização: a redescoberta do Código Alfabético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ARAUJO, Maria Arlete Duarte de  e  PINHEIRO, Helano Diógenes. Reforma gerencial do Estado e rebatimentos no sistema educacional: um exame do REUNI. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp. 647-668. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362010000400002.

Este artigo examina os dispositivos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) que se articulam a um novo padrão de intervenção do Estado ao tempo em que se mostram sintonizados com o discurso da Nova Gestão Pública. Para tanto, inicialmente tece considerações sobre a crise e reforma do Estado e os novos paradigmas de gestão;em segundo lugar, discute a reforma do Estado brasileiro e suas vinculações com o ideário das reformas em todo o mundo; em terceiro lugar, faz uma avaliação do REUNI estabelecendo as afinidades existentes entre as propostas de reforma do Estado e do sistema educacional e, finalmente, conclui que o REUNI tenta dar respostas à crise do sistema ao tempo em que valoriza a introdução de novos arranjos organizacionais e de mecanismos de gestão para obtenção de mais eficiência no gasto público com a suposição básica de que a contratualização de resultados é a aposta certa para resolver os problemas de expansão do sistema.

Palavras-chave : Nova Gestão Pública; Reforma do Estado; Política Educacional; Eficiência; Contratualização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português