Acessibilidade / Reportar erro

Uso de dados de avaliação para escolha de escolas para um Survey: desafios para a imaginação e o rigor metodológico

Uso de datos de evaluación para selección de escuelas para un survey: desafíos para la imaginación y el rigor metodológico

The use of evaluation data to select schools for a Survey: challenges to the imagination and methodological rigorousness

O texto descreve e discute o processo de seleção das escolas para uma pesquisa em que foram utilizados resultados de avaliações externas do sistema educacional brasileiro dos anos 2005, 2006 e 2007. Pretendeu-se dessa forma aprofundar o estudo dos mecanismos e práticas institucionais que produzem o sucesso escolar, decidimos realizar um survey em oito escolas, quatro públicas municipais e quatro privadas. A pesquisa focaliza as práticas pedagógicas e os processos de gestão em estabelecimentos escolares do município do Rio de Janeiro que são reconhecidos pela excelência do ensino ministrado a partir dos resultados alcançados por seus alunos em exames públicos que avaliam o desempenho escolar. Para isso, analisamos os resultados das diferentes escolas, tornando o próprio processo de seleção como uma etapa da pesquisa. Pretende-se assim articular informações macro e micro com vistas à viabilização de uma análise relacional dos dados que serão coletados e contribuir para a discussão metodológica no campo da sociologia da educação.

Escolas; Metodologia de pesquisa; Sucesso escolar


Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br