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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

GUERRA, Gleice Kelly de Souza  and  MACHADO, Laêda Bezerra. Representações sociais de avaliação processual construídas por professoras. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2011, vol.19, n.71, pp. 363-380. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300008.

Este artigo analisa as representações sociais de avaliação processual construídas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade do Recife-PE. O referencial de base para o estudo foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978, 2003) e Jodelet (2001). O estudo foi realizado junto a 20 docentes. A entrevista semiestruturada foi utilizada como procedimento de coleta. Tratamos o material com o suporte da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a existência de uma representação social que ganha contornos em função do uso diversificado de instrumentos avaliativos de modo a resgatar uma memória significativa das aprendizagens dos alunos. Esse conhecimento, entretanto, parece está sendo usado pelas professoras de forma difusa e pouco consistente em suas práticas avaliativas. Nossos resultados apontam a necessidade de pesquisas que venham aprofundar esses achados.

Keywords : Avaliação processual; Representações sociais; Professoras.

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