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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CALDERON, Adolfo Ignacio; POLTRONIERI, Heloisa  y  BORGES, Regilson Maciel. Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de estado?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2011, vol.19, n.73, pp. 813-826. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000500005.

O presente artigo, de cunho teórico, analisa o lugar dos rankings nas políticas de Educação Superior do Estado Brasileiro tendo como parâmetro quatro mandatos presidências, dois mandatos do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), marcados pela implantação das reformas neoliberais, e dois mandatos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), como alternativa de esquerda democrática para América Latina diante da expansão neoliberal. Defende-se a hipótese de que passados quatro mandatos e o governo de dois presidentes representantes de projetos políticos teoricamente opostos, os rankings, enquanto estratégias de estímulo da concorrência para a melhoria da qualidade da educação superior ganharam consenso e legitimidade técnica no âmbito governamental, deixando de serem políticas de governos específicos para se tornarem política de longo prazo do Estado Brasileiro, acima dos interesses dos grupos políticos que se alternaram no poder.

Palabras llave : Rankings; Avaliação educacional; Educação superior; Sinaes; Exame Nacional de Cursos.

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