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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MOLINA, Rosane Kreusburg; LOPES, Rodrigo Alberto  and  ACHILLES, Helena Soares. Impactos das políticas educacionais nas dinâmicas da organização escolar: reflexões na perspectiva do professorado de uma rede municipal. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2011, vol.19, n.73, pp. 921-940. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000500010.

Este estudo examina impactos de ações decorrentes das políticas educacionais na dinâmica da organização escolar, sob a ótica de um grupo de professores de uma Rede Municipal de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre. As análises estruturam-se na concepção de mundo vivido (HABERMAS, 1999, 2001), vida da escola (MCLAREN, 1997) e sociologia da organização escolar (BALL, 1989, 2006). As evidências foram coletadas mediante análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas e grupo de discussão. Colabora com o estudo um grupo de professores com dez anos de docência nestas escolas. As reflexões produzidas dão conta de que, ante as ações decorrentes das políticas educacionais, a atitude dos professores é de adesão ou dissidência cuja complexidade, neste estudo, se desmembra em três dimensões qualitativas: participação, imaginação e alienação.

Keywords : Políticas educacionais; Organização escolar; Perspectiva docente.

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