SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue74The parallel recovery in the teaching of Physics: what does the teacher think?The National Youth Inclusion - Projovem: an analysis between the officially proposed and the lived experience in Goiânia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MASSON, Gisele. Implicações do plano de desenvolvimento da educação para a formação de professores. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp. 165-184. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000100009.

O artigo analisa as principais implicações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a formação de professores. A pesquisa utilizou fontes bibliográficas e documentais e foi fundamentada na concepção materialista histórica e dialética. A proposta para a formação de professores presente no PDE é neopragmatista, pois reforça a importância da busca de instrumentos úteis para as demandas imediatas da prática profissional e não contribui para o desenvolvimento de uma sólida e ampla formação. A prioridade dada à formação de professores como solução para os resultados negativos obtidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em vez de um investimento financeiro adequado, revela a prioridade dada às condições subjetivas na resolução dos problemas educacionais.

Keywords : Política educacional; Plano de Desenvolvimento da Educação; Fundamentos teóricos; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese