Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
LOPES, Rosilene Beatriz e GOMES, Candido Alberto. Paz na sala de aula é uma condição para o sucesso escolar: que revela a literatura?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2012, vol.20, n.75, pp.261-282. ISSN 0104-4036. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000200003.
O objetivo deste artigo é discutir o tema indisciplina como contribuição visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressão e da submissão nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidários, dialógicos, emancipatórios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestões para a escola: (i) equipes de intervenção para resolução de problemas, buscando a autogestão escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) currículos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o diálogo como meio de pactuar modos de convivência social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural.
Palavras-chave : Disciplina escolar; Violência escolar; Formação de educadores; Gestão escolar.