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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
BAYMA, Fátima. Reflexões sobre a constitucionalidade das cotas raciais em Universidades Públicas no Brasil: referências internacionais e os desafios pós-julgamento das cotas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2012, vol.20, n.75, pp.325-346. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362012000200006.
Este artigo analisa questões relacionadas à constitucionalidade das cotas raciais no Brasil apresentando diversas contribuições e posicionamentos divergentes sobre o assunto. Conceitua ações afirmativas e prestações positivas. Aborda a origem das ações afirmativas nos Estados Unidos e na França e as limitações em aplicar os respectivos modelos à realidade brasileira, apresenta considerações sobre o julgamento da constitucionalidade das cotas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal e os principais desafios a serem enfrentados pelas universidades.
Palavras-chave : Ações afirmativas; Cotas raciais no ensino superior; Experiências nacionais e internacionais; Raça e classe social no Brasil.