Acessibilidade / Reportar erro

Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo

Análisis de registros escrito en el ámbito de un proceso supervisivo

Analysis of written records under a supervision process

No presente texto procura-se contribuir para a discussão dos processos de supervisão e de construção do conhecimento profissional, a partir da apresentação da análise dos posterspôstereselaborados pelos professores envolvidos no programa de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores. Na análise retomaram-se os objectivos da formação em supervisão concebida e implementada no âmbito do programa: a relevância do processo supervisivo; a centralidade da reflexão; a relação com o conhecimento e desenvolvimento profissional. Na discussão dos resultados destaca-sea importância atribuída ao processo supervisivo, reforçando a relevância da dimensão relacional neste processo. Menos expressivos são os resultados relativos à centralidade da reflexão no processo em análise. No que diz respeito ao conhecimento profissional destacou-se o uso predominante das dimensões relativas ao conhecimento do conteúdo, do currículo, didático, pedagógico e reflexivo. A dimensão relativa ao conhecimento científico foi a menos comum.

Supervisão; Conhecimento Profissional; Professores


Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br