Acessibilidade / Reportar erro

Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao Brasil

Value-added indicator and topics on consistency and stability: an application to Brazil

Indicador de Valor adicionado y Tópicos Sobre Consistencia y Estabilidad: una aplicación a Brasil

Este artigo examina a abordagem de valor acrescentado no contexto da literatura de eficácia escolar. Debatidos aspetos relevantes do estado-da-arte sobre o uso do indicador de valor acrescentado, o enfoque recai sobre os problemas de escolha do modelo estatístico e o das propriedades de consistência e estabilidade do indicador, considerando o contexto educacional brasileiro. São apresentadas as vantagens e limitações que, por sua vez, elucidam quanto ao uso que lhe possa ser dado. A componente empírica é desenvolvida através da aplicação de modelo multinível de componentes de variância aos dados do GERES 2005 referentes ao município de Campinas, dado este apresentar, simultaneamente, maior percentagem de escolas por estrato e menor taxa de atrito. A evidência empírica revela que o indicador produzido pelo modelo de resultados contextualizados é muito diferente do de valor acrescentado, sustentando a necessidade de adoção de estudos longitudinais. Os níveis de consistência e de estabilidade encontrados face aos dois modelos de valor acrescentado testados sugerem a sua utilidade para atempadamente diagnosticar as escolas que sistematicamente apresentam desempenho próprio de escolas eficazes ou de escolas não eficazes.

Desempenho escolar; Avaliação; Valor acrescentado; Modelo de regressão multinível; GERES 2005


Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br