Acessibilidade / Reportar erro

Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional com propósitos educacionais: princípios e métodos1 1 Este artigo teve origem na Tese de Doutorado de Jean Piton-Gonçalves, intitulada “Desafios e perspectivas da implementação computacional de testes adaptativos multidimensionais para avaliações educacionais”, defendida no ICMC/USP, em 2012.

Multidimensional Computer Adaptive test with educational purposes: principles and methods

Test Adaptativo Computarizado Multidimensional con finalidad educativa: principios y métodos

Resumo

O Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional (MCAT), baseado na Teoria de Resposta ao Item Multidimensional (MIRT), considera as múltiplas habilidades do examinado em testes educacionais. Nesse contexto, o presente artigo: (i) traz subsídios teóricos e metodológicos sobre MCATs com propósitos educacionais e (ii) aborda vantagens e desvantagens da aplicação em cenários educacionais. A revisão da literatura aponta que o MCAT é adequado para testes computadorizados com múltiplas habilidades, administrando um número menor de itens do que os testes tradicionais.

Palavras-chave
Teste Adaptativo Multidimensional; Teoria de Resposta ao Item Multidimensional; Teste Adaptativo; Avaliação educacional

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br