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Formação docente para educar na diversidade: concepções subjacentes nos documentos oficiais e na prática explicitada

Training teachers to teach in diversity: underlying concepts in official documents and explicit practice

Formación de profesores para educar en la diversidad: concepciones subyacentes en documentos oficiales y en la práctica explicitada

Resumo

As autoras, norteadas por uma perspectiva crítica da política de inclusão, apresentam, neste texto, o recorte de estudo de tese, que objetivou: 1) desvelar concepções subjacentes ao Projeto Educar na Diversidade: material de formação docente e aos relatórios de um Município-Polo (2004), e 2) analisar a materialização desse projeto em instituições públicas da área de abrangência do município em foco. Os dados mostraram que, ao mesmo tempo em que os documentos anunciavam formações calcadas numa abordagem de professor-pesquisador, a realidade denunciava ações formativas esporádicas a parcela dos professores da rede, expondo uma política de inclusão implicada com o modelo neoliberal de sociedade e reforçada pelas iniciativas da globalização vigentes.

Palavras-chave
Educação Especial; Formação docente; Documentos oficiais

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