SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número89Os pais também contam. Validação do questionário “Conhecendo o seu filho, sua filha”: identificação de crianças de 9-10 anos, com altas capacidadesEscola organizada em ciclos: as representações sociais de professores considerados bem-sucedidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo  e  LELIS, Isabel Alice Oswaldo Monteiro. Cenários do Ensino Médio no Brasil. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2015, vol.23, n.89, pp.821-842. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000400002.

No Brasil, a realidade do Ensino Médio torna-se pauta nas agendas de pesquisa em educação. Constata-se que a expansão do Ensino Médio se estrutura dentro de um cenário constituído pelas recentes políticas educacionais, pelos resultados das avaliações externas, pela escassez de docentes e, ainda, pelas políticas de formação de novos professores, associados às demandas dos jovens brasileiros. O objetivo deste texto é apresentar dados e análises, a partir de uma revisão bibliográfica, no intuito de compreender os caminhos que norteiam à educação secundária no país. Os principais referenciais adotados são os documentos oficiais MEC/INEP, além de relatórios de pesquisas e estudos que têm o mérito de pensar as principais questões sobre este segmento de ensino. Identificam-se novos e velhos desafios, além de avanços e entraves, porém sem negar sua expansão e posição estratégica na formação da juventude e na construção de um modelo de sociedade mais igualitário e justo.

Palavras-chave : Ensino Médio; Cenário; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )