SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número89Cenários do Ensino Médio no BrasilPolíticas de ampliação da jornada escolar para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul: um estudo sobre o conhecimento escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MACHADO, Laêda Bezerra  e  SANTOS, Jaqueline Andréa Lira Cordeiro. Escola organizada em ciclos: as representações sociais de professores considerados bem-sucedidos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2015, vol.23, n.89, pp.843-868. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000400003.

O artigo identifica as representações sociais de ciclos de aprendizagem de professores considerados de sucesso, tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais na vertente original de S. Moscovici. A pesquisa foi desenvolvida com 20 professores da Rede Municipal de Recife-PE. Os profissionais responderam a uma entrevista em profundidade. Os depoimentos foram processados pelo software Alceste. O corpus foi organizado em quatro classes denominadas: conhecimentos relacionados à proposta de ciclos; desafios e lacunas da proposta; fatores que promovem o sucesso escolar e os ciclos na prática cotidiana. No conjunto, as classes revelam que os professores conhecem o regime ciclos ressaltando os limites e dificuldades que interferem na sua efetivação. Os resultados deixaram entrever que os professores de sucesso, devido ao compromisso e responsabilidade com que encaram a docência, possuem representações sociais positivas quanto ao potencial transformador da escola, independentemente do seu modo de organização, e são essas representações que orientam suas práticas na escola organizada em ciclos.

Palavras-chave : Representações sociais; Práticas de sucesso; Ciclos de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )