SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número89Escola organizada em ciclos: as representações sociais de professores considerados bem-sucedidosElaboração e aprovação de planos de educação no Brasil: do nacional ao local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas de ampliação da jornada escolar para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul: um estudo sobre o conhecimento escolar. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2015, vol.23, n.89, pp.869-900. ISSN 1809-4465.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000400004.

O presente artigo objetiva fazer um mapeamento das estratégias políticas de constituição do conhecimento escolar nas políticas de ampliação da jornada para o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul, considerando o cenário das políticas curriculares da última década (2002-2012). Com essa intenção, o estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares, sobretudo aqueles vinculados à tradição crítica, seja por meio dos estudos sociológicos do conhecimento escolar, seja pelos estudos políticos sobre a instituição escolar em sociedades neoliberais. Sob diferentes formatos, percebeu-se que a proteção social, o desenvolvimento econômico e a personalização dos percursos são algumas das racionalidades políticas orientadoras das referidas políticas. Em comum nas diferentes políticas, podemos indicar a ausência de uma concepção do conhecimento escolar dimensionada em sua objetividade e, ao mesmo tempo, justificada pelo seu caráter formativo. Os processos de seleção dos conhecimentos são regidos por sistemas de raciocínio pedagógico produzidos de forma exógena aos processos escolares, direcionando-os para o atendimento de demandas sociais e econômicas.

Palavras-chave : Políticas curriculares; Conhecimento escolar; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )