SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue90Family-school relations in the Brazilian educational legislation (1988 – 2014) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

PERALES, Ramón García. Sexo feminino e capacidades matemáticas: desempenho dos mais capazes em testes de rendimento matemático. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.5-29. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100001.

Neste artigo faz-se uma abordagem das diferenças entre sexo em uma prova de rendimento denominada Bateria de Avaliação da Competição Matemática – BECOMA, utilizando como ponto de referência as competências em matemática. As disciplinas científicas e técnicas são um campo tradicionalmente “masculino”, tal como se observa em variadas pesquisas em educação, tornando imprescindível abordar esta temática. De modo prévio, faz-se uma aproximação com os resultados do PISA (Program for International Student Assessment) por causa de sua importância relativa ao grande número de países participantes, a sua solidez, ao rigor dos marcos teóricos propostos e às análises realizadas. Em última instância, faz-se uma aproximação ao desempenho dos mais capazes. Para tal, estabeleceu-se uma relação entre competição matemática, alto rendimento e sexo feminino, usando a bateria BECOMA e os dois primeiros níveis de desempenho, 6 e 7. A atenção para a diversidade é um princípio fundamental da educação inclusiva e, como tal, a descoberta dos estudantes com maior rendimento em matemática é indispensável.

Keywords : Diferenças entre os sexos; Teste de desempenho; Raciocínio matemático; Diagnóstico de competência matemática; Estudantes com alta capacidade matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )