SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue90After all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal studyThe use of numerical value of adverbs of quantity and frequency in the measurement of behavior patterns: transforming ordinal scales into interval scales author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CASSIANO, Keila Mara; LACERDA, Fátima Kzam Damaceno de; BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo  and  MASUDA, Masako Oya. Distribuição espacial dos polos regionais do Cederj: uma análise estatística. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.82-108. ISSN 1809-4465.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100004.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangência geográfica da oferta de cursos superiores através da educação a distância pelo Consórcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitário, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residência foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Índices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicílios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. As análises foram feitas por município e por mesorregião do Estado. A distância entre residência e polo, para cada aluno, foi estimada através do Google Maps. Os resultados indicam que a missão inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regiões não atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituições públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada.

Keywords : Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )