SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue90Spatial distribution of regional Cederj poles: a statistical analysisThe affirmative action in public universities and social recognition: a hidden face of evaluations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

PARREIRA, Artur  and  SILVA, Ana Lorga da. O uso do valor numérico dos advérbios de quantidade e frequência na medição de padrões de comportamento: das escalas ordinais às escalas de intervalos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.109-126. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100005.

O artigo apresenta uma pesquisa sobre escalas de avaliação, com o objetivo de melhorar o significado e a precisão de escalas ordinais. O estudo visou identificar o significado numérico atribuído aos advérbios, que combinam a dimensão qualitativa (significado) e a quantitativa (quantidade). Solicitou-se a uma amostra de sujeitos que indicassem o valor numérico dos advérbios, em referência a uma escala numérica. Os resultados foram tratados estatisticamente, para avaliar sua validade e fiabilidade. Combinando a dimensão qualitativa e quantitativa na avaliação, vai-se ao encontro da especificidade biopsicossocial dos sujeitos, como pede o paradigma da complexidade. Acredita-se que os objetivos do estudo foram alcançados e que ele poderá ser útil a outros cientistas que estudam os comportamentos na área das políticas e práticas educativas e suas metodologias de avaliação.

Keywords : Questionário; Comportamentos de avaliação; Valor numérico de advérbios; Instrumento de avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )