SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue90Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalhoOverview of opportunities for graduates of higher education in Brazil: the role of innovation in the creation of new job marketsFull Time School in Brazil: potentialities and limits in academic papers about analysis of experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CASTIONI, Remi. Formação de pesquisadores em educação no Brasil, o papel das agências e a educação básica. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.199-224. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100009.

Este texto contempla uma discussão sobre o processo de distribuição das Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e se sustenta em uma descrição sobre a evolução dos programas de pós-graduação no país, em particular, na área de educação. Com isso, problematiza a contribuição desses programas para a educação básica e identifica que uma das formas de estimular essa relação é o sistema de Bolsas de Produtividade. No entanto, a escassa transparência sobre o processo de distribuição dessas bolsas e sua excessiva concentração em determinadas regiões do país corroboram para a defesa de reforçar o papel dos grupos de pesquisa e a redefinição de novos critérios de seleção dessas bolsas, considerando as demandas do novo Plano Nacional de Educação.

Keywords : Pesquisa em educação; Bolsa de produtividade; Educação básica; Pós-graduação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )