Acessibilidade / Reportar erro

Do texto ao contexto: o Programa Ensino Médio Inovador em movimento

From Text to Context: Programa Ensino Médio Inovador (Innovative High School Program) on the Move

Del texto al contexto: el Programa Ensino Médio Innovador (Enseñanza Media Innovadora) en movimiento

Resumo

O objetivo do artigo é analisar uma política educacional a partir da produção de seus textos de referência. Utiliza-se para esse fim a elaboração teórica de S. Ball em torno da Abordagem do Ciclo de Políticas. Toma-se uma política educacional recente, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), haja vista o conjunto de documentos produzidos em curto espaço de tempo, bem como as intenções do Programa de induzir a mudanças na organização curricular das escolas de Ensino Médio. A análise sinaliza para a hipótese de que as alterações nos documentos são, ao menos em parte, resultantes de um processo de acomodação entre o que é prescrito pelo órgão de governo e as condições de realização do Programa, bem como pela amplitude do universo de interlocutores envolvidos.

Política educacional; Ensino médio; Programa ensino médio inovador; Abordagem do ciclo de políticas

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br