SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número94A autoeficácia dos professores para a implementação de práticas inclusivas: contributos para uma reflexão sobre a inclusão educativaModelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036
versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CANCINO, Víctor Cancino  e  MONRROY, Leonardo Vera. Politicas educacionais de reforço da liderança diretiva: desafios para o Chile em uma análise comparativa com os países da OCDE. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.26-58. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100002.

Na última década, para muitos países a gestão escolar e a liderança educacional tornaram-se prioridade para as políticas públicas. Vários fatores explicam a importância atribuída a esta função, destacando as expectativas mais elevadas das famílias, exigências de responsabilização por resultados educacionais, novas tendências na prestação de serviços e evidências de pesquisas sobre a influência da qualidade dos processos de gestão e liderança na eficácia da escola. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) destaca a importância da liderança educacional, analisando a situação atual e as tendências nos países membros, e identificando os fatores-chave para o seu desenvolvimento. O artigo compara as políticas mais recentemente implementadas no Chile, nesta área, contrastando com as experiências dos países da OCDE, onde são sugeridas propostas de desenho para uma política pública sustentável.

Palavras-chave : Direção escolar; Liderança educativa; Políticas de gestão educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )