SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número94Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas GeresEficácia docente no ensino da matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GOMES, Candido Alberto  e  PALAZZO, Janete. Fatores de atratividade e rejeição da carreira do magistério: uma análise a partir de estudantes e egressos de licenciatura. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.90-113. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100004.

O presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar fatores de atratividade e rejeição da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática de uma instituição privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionários e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magistério foram os intrínsecos à profissão (gratificação emocional, aprendizagem recíproca), enquanto os fatores de rejeição foram majoritariamente extrínsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violências escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magistério, apesar de oferecer baixos salários, é uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.

Palavras-chave : Educação superior; Magistério; Escolha profissional; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )