SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número94Fatores de atratividade e rejeição da carreira do magistério: uma análise a partir de estudantes e egressos de licenciaturaAssistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

RODRIGUES, Suely da Silva. Eficácia docente no ensino da matemática. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.114-147. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100005.

Este estudo apresenta e analisa o perfil e as características relacionadas à linguagem, estruturação, gestão da aula e interação com os alunos dos 53 professores das escolas estaduais de São Paulo considerados eficazes pelo Projeto Boas Práticas Docentes no Ensino da Matemática e que responderam ao Questionário do Professor desenvolvido exclusivamente para esta pesquisa. Além disso, apresenta-se as características socioeconômicas dos alunos, as médias de proficiência em matemática no Saresp 2011 das turmas de 7º e 9º ano do EF e 3ª série do Ensino Médio desses professores e sua comparação com as médias das outras turmas da escola onde eles lecionam e, também, com as médias gerais do Estado na mesma edição dessa avaliação. Analisando os dados obtidos, observou-se que o fato de um professor ser eficaz em uma série ou turma não garante que ele o seja em outra. Dentre os resultados dessa pesquisa destaca-se que mesmo em um grupo pequeno e selecionado de turmas, o nível socioeconômico do professor e a gestão de classe quanto ao clima disciplinar da sala de aula fizeram diferença no desempenho dos alunos.

Palavras-chave : Prática docente; Gestão de classe; Ensino de matemática; Avaliação de desempenho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )