SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número94Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepçõesAs áreas do conhecimento na pós-graduação stricto sensu brasileira: crescimento longitudinal entre 1995 e 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036
versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo  e  MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Análise dos argumentos que apresentam as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.182-206. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100007.

Este artigo tem por objetivo analisar os materiais discursivos do Caderno Digital “Conhecendo as 20 metas do PNE”, que apresenta o Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado em 2014. Este Plano estabelece legalmente as metas para a próxima década com relação à educação escolar. O Caderno Digital explicita os acordos acerca do que se diz preferível para a escolarização pela sociedade brasileira. Como metodologia utiliza-se a análise retórica pelo viés da Teoria da Argumentação, como proposto pela Nova Retórica, o que permite examinar as técnicas argumentativas e os raciocínios de maior adesão para as ações educativas estabelecidas, ao expor os valores afirmados e onde se sustentam neste contexto. Os discursos recorrem às figuras de amplificação e a outros raciocínios que instituem os argumentos usuais e familiares entre orador e auditório neste documento. A crença na possibilidade de modificar valores em conjunção à representação de percurso escolar determinado e determinável constituem as premissas para o desenvolvimento dos argumentos que justificam as metas do PNE.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Legislação educacional; Argumentação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )