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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FARIA, Ana Rita; REIS, Pedro Guilherme Rocha dos  e  PERALTA, Maria Helena. O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as perceções dos professores pós-graduados. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.238-256. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100009.

O estudo aqui apresentado tem como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) num conjunto de professores do Ensino Básico4 e do Ensino Secundário5 em Portugal. Pretendemos compreender se os professores consideram essa formação como uma mais-valia e em que medida isso se traduz na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Os resultados preliminares da investigação revelam, entre outros aspetos, que os motivos que levam os professores a fazerem FPG estão associados sobretudo a questões de realização pessoal e apontam para o reconhecimento da importância da FPG por parte dos professores e das lideranças, no entanto com poucos efeitos.

Palavras-chave : Formação pós-graduada; Professores; Avaliação do impacto; Currículo.

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