Acessibilidade / Reportar erro

Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões

Professional Education and student dropout in context: reasons and reflections

Educación Profesional y absentismo escolar en contexto: razones y reflexiones

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as causas de evasão no primeiro período de um curso técnico do Cefet/RJ, unidade Petrópolis. Buscou não apenas identificar os fatores diretamente sinalizados pelos ex-alunos como causas do abandono, mas compreender as relações entre os diversos elementos presentes em seus discursos. A investigação, que envolveu pesquisa documental e de campo, assumiu a forma de um estudo de caso. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estratégia da análise de conteúdo para o tratamento do material, coletado por intermédio de entrevistas semiabertas. Os resultados da pesquisa apontaram causas de evasão relacionadas às seguintes categorias: lacunas na escolha do curso; fatores escolares; dificuldades pessoais; influência de amigos; oportunidades e desinteresse institucional e/ou governamental.

Educação profissional; Curso técnico; Evasão

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br