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O Plano de Ações Articuladas e as políticas de formação de professores na Baixada Fluminense: tensões e acomodações1 1 A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio de pós-doutorado de Sonia Regina Mendes dos Santos na Faculdade de Educação da USP, com a supervisão de Belmira Oliveira Bueno, com financiamento do CNPq-PDS. Na fase de elaboração do artigo, contou com a colaboração de Diego Ferreira.

The Plan of Articulated Actions and the teacher education policies in Baixada Fluminense: tensions and adjustments

El Plan de Acciones Articuladas y las políticas de formación docente en la Baixada Fluminense (RJ): tensiones y acomodaciones

Resumo

O trabalho analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) em quatro municípios da Baixada Fluminense focalizando dois programas de formação continuada, o Pró-letramento e o Gestar. Com base em relatórios do Plano e entrevistas com gestores, professores e outros agentes envolvidos, buscou-se identificar as formas de operacionalização adotadas na implementação desses programas e caracterizar a colaboração entre os municípios e o governo federal. Constatou-se a adoção de diferentes dinâmicas na implementação do Plano, decorrentes tanto das perspectivas de cada município a respeito da formação continuada como das dificuldades enfrentadas por cada gestão. A pouca margem de adaptação dos programas federais às condições locais e a impossibilidade de efetivo engajamento dos docentes nos programas apareceram como as principais limitações na implantação do PAR. Concluiu-se que uma efetividade dessa política dependerá do oferecimento de cursos de formatos, dinâmicas e tempos diversos para que os municípios possam ir ao encontro das necessidades de trabalho e formação de seus docentes.

PAR; Baixada Fluminense; Formação continuada de professores

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