SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Democratizando o acesso ao ensino superior: classificação brasileira de cor/raça no debate sobre a ação afirmativaUso de indicadores para diagnóstico situacional de Instituições de Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

RUANO, Javier Collado; MORILLO, Mario Madroñero  e  GONZALEZ, Freddy Javier Álvarez. Educação transdisciplinar: formando em competências para o bem viver. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.619-644. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601487.

O objetivo deste ensaio é pesquisar as diferentes dimensões formativas que os docentes do século XXI precisam potenciar para transformar a sua realidade socioecológica, com o fim de repensar as políticas públicas educativas do Equador. Primeiro abordam-se as conceições epistemológicas da educação transdisciplinar: a autoformação, a heteroformação, a ecoformação e a ontoformação. Depois se complementa com os saberes ancestrais absolutos e alter-nativos. Como resultado, as ciências da educação para o bem viver emergem como uma práxis pedagógica transformadora no nível ontológico, ético, estético, político e científico. Em conclusão, o artigo integra um diálogo inter-epistemológico que combina uma ecologia de saberes para a articulação de uma educação para o bom viver que seja emancipadora, conscientizadora e sensibilizadora.

Palavras-chave : Educação; Políticas Públicas; Transdisciplinaridade; Epistemologia; Diversidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )