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Uso de indicadores para diagnóstico situacional de Instituições de Ensino Superior

Use of indicators for situational diagnosis of Higher Education Institutions

Uso de indicadores para diagnóstico situacional de Instituciones de Enseñanza Superior

Resumo

O texto dá relevo ao uso de indicadores educacionais como modo de se obter diagnóstico de Instituições de Ensino Superior (IES). Para tal, ilustra o uso de três indicadores internacionais (Scimago Institutions Ranking – SIR, QS World University Rankings – QS WUR, Ranking Mundial de Universidades na Web) que fornecem informações relevantes acerca da pesquisa científica, da produção intelectual, da colaboração internacional, da reputação institucional, do perfil docente, do impacto na web das produções intelectuais, dentre outros, proporcionando, assim, diagnóstico de uma IES, bem como análises comparativas frente a outras instituições internacionais. Os principais resultados do estudo efetivado em IES brasileira, entre 2011 e 2015, indicam: aumento da produção científica dos pesquisadores (indicador SIR) e da produção intelectual de excelência (indicador WEB); maior visibilidade institucional através da internet (indicador WEB), aumento da reputação acadêmica institucional (indicador QS-WUR); diminuição da colaboração internacional entre grupos de pesquisa (indicador SIR); diminuição da proporção de docentes estrangeiros (indicador QS-WUR).

Indicadores educacionais; Educação Superior; Avaliação institucional

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