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Avaliação institucional de escolas de Educação Básica em Portugal: políticas, processos e práticas 1 1 Este trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd), UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

Institutional evaluation of Portuguese schools: policies, processes and practices

Evaluatión institucional de los centros educativos em Portugal: políticas, procesos y practicas

Resumo

Neste texto, depois de uma breve referência à emergência e à consolidação da agenda avaliativa, abordam-se algumas das racionalidades que compõem a constelação argumentativa que a sustentam, balizando essas argumentações entre o polo da emancipação e da promoção da reflexividade dos atores, num extremo, e o polo do controlo e da vigilância panótica, no outro. Segue-se uma apresentação do modelo de avaliação externa das escolas em uso em Portugal, com referência ao seu limitado impacto na melhoria da prestação do serviço educativo. Assume-se uma conceção de escola como organização educativa complexa e reconhece-se a densidade técnica da avaliação, mas ressalta-se sobretudo a sua face política .

Avaliação institucional das escolas; Agendas da avaliação; Qualidade(s)

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