SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Concepções e ações de professoras sobre propostas de um programa de educação integralO desafio da governança das universidades: o caso do Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SA, Virgínio. Avaliação institucional de escolas de Educação Básica em Portugal: políticas, processos e práticas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.801-821.  Epub 03-Maio-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601163.

Neste texto, depois de uma breve referência à emergência e à consolidação da agenda avaliativa, abordam-se algumas das racionalidades que compõem a constelação argumentativa que a sustentam, balizando essas argumentações entre o polo da emancipação e da promoção da reflexividade dos atores, num extremo, e o polo do controlo e da vigilância panótica, no outro. Segue-se uma apresentação do modelo de avaliação externa das escolas em uso em Portugal, com referência ao seu limitado impacto na melhoria da prestação do serviço educativo. Assume-se uma conceção de escola como organização educativa complexa e reconhece-se a densidade técnica da avaliação, mas ressalta-se sobretudo a sua face política .

Palavras-chave : Avaliação institucional das escolas; Agendas da avaliação; Qualidade(s).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )