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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SCHMAL, Rodolfo  e  CABRALES, Fernando. O desafio da governança das universidades: o caso do Chile. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.822-848.  Epub 14-Maio-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601309.

Este artigo propõe um marco histórico e conceitual que permite a compreensão da situação do sistema universitário no Chile após mais de 25 anos do retorno à democracia. Defende-se que as universidades chilenas não constituem de fato um sistema, mas um conjunto de instituições sem sentido estratégico e sem liderança compartilhada. A organização e gestão dessas instituições obedecem à visão que encara o ensino superior como um mercado. O conceito de governança é analisado tendo em conta as necessidades de um sistema universitário comprometido com as carências da comunidade onde se encontra. Neste artigo são apresentadas algumas propostas para se construir uma governança moderna do sistema universitário, e conclui dando um destaque ao valor que deve ter a governação da universidade enquanto modelo de convivência para a sociedade em que está inserida.

Palavras-chave : Educação superior; Universidades; Governança; Sociedade; Organização.

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