SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100O desafio da governança das universidades: o caso do ChileEvasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SAENGER, Emília Carneiro  e  TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A internacionalização por meio da bolsa de Pesquisador Visitante Especial do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.849-868. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601103.

Este artigo apresenta e analisa a modalidade de bolsa de Pesquisador Visitante Especial (PVE), bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um programa de atração de cientistas e de fomento à pós-graduação inserido dentro do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), o mais amplo programa de intercâmbio científico já promovido no Brasil. Baseado em um referencial teórico de internacionalização da educação, cataloga informações da concessão da bolsa de PVE pelo CNPq, categorizadas de acordo com país de origem, instituição de origem e nacionalidade dos pesquisadores. Os dados indicam que houve concentração de projetos na região Sudeste do Brasil e que quase metade dos projetos foram realizados por apenas dez instituições. Apesar das contradições no âmbito do Programa, é importante reconhecer que a modalidade PVE contribuiu para a internacionalização da ciência no país.

Palavras-chave : Bolsa; Pesquisador Visitante Especial; Internacionalização; CNPq.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )