SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da ParaíbaO “Programa Mulheres Mil” no Espírito Santo: uma política pública educacional de equidade de gênero? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

PARREIRA, Artur; PESTANA, Maria Helena  e  OLIVEIRA, Paulo. Avaliar a liderança em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competências. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.890-910. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601559.

Este estudo valida um teste de liderança, baseado em um modelo complexo de habilidades de liderança, como uma ferramenta útil para avaliar a competência educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo específico do estudo foi estabelecer as normas e os critérios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da liderança, em um ambiente educacional, visando a liderança como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da liderança como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competência para a eficácia da liderança foram válidos e confiáveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos específicos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competências exigido pelos contextos educacionais.

Palavras-chave : Teste de liderança; Modo gestão de pilotagem; Modo liderança de pilotagem; Competências educacionais; Liderança transformacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )