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O “Programa Mulheres Mil” no Espírito Santo: uma política pública educacional de equidade de gênero?* * Esse artigo faz parte dos resultados de um projeto de pesquisa financiado pela chamada MCT-CNPq/MDS-SAGI nº 24/2013 e também contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

The “Thousand Strong Women Program” in Espírito Santo, Brazil: an educational public policy for gender equality?

El “Programa Mujeres Mil” en el Espírito Santo: una política pública educativa de la equidad de género?

Resumo

Evidências empíricas revelam um aumento significativo do trabalho feminino, que alcança mais de 40% da população ocupada no Brasil; embora ainda seja marcado pela informalidade, pela divisão sexual do trabalho e pelos rendimentos em média menores que os dos homens. Portanto, o objetivo geral deste artigo é verificar se as técnicas utilizadas na implementação do Programa Mulheres Mil são capazes de fomentar a equidade de gênero por meio da inclusão educacional e produtiva e como se dá esse processo. O método de pesquisa proposto foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que o programa não atingiu seu objetivo de incluir produtivamente essas mulheres, pois a maioria delas ainda está desempregada. Notou-se também que, ao utilizar a metodologia de avaliação e reconhecimento de aprendizagem prévia, o programa tende a reforçar as normas de gênero já existentes. Recomenda-se a reestruturação do programa, considerando a adequação da sua metodologia aos projetos de vida das mulheres, bem como à realidade do mercado de trabalho local.

Políticas públicas; Gênero; Mulheres; Equidade

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