SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Avaliar a liderança em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competênciasSistemas de alerta precoce para estudantes em risco do Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CORCETTI, Elisabete; SOUZA, Susane Petinelli  e  LORETO, Maria das Dores Saraiva de. O “Programa Mulheres Mil” no Espírito Santo: uma política pública educacional de equidade de gênero?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.911-943.  Epub 05-Mar-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601027.

Evidências empíricas revelam um aumento significativo do trabalho feminino, que alcança mais de 40% da população ocupada no Brasil; embora ainda seja marcado pela informalidade, pela divisão sexual do trabalho e pelos rendimentos em média menores que os dos homens. Portanto, o objetivo geral deste artigo é verificar se as técnicas utilizadas na implementação do Programa Mulheres Mil são capazes de fomentar a equidade de gênero por meio da inclusão educacional e produtiva e como se dá esse processo. O método de pesquisa proposto foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que o programa não atingiu seu objetivo de incluir produtivamente essas mulheres, pois a maioria delas ainda está desempregada. Notou-se também que, ao utilizar a metodologia de avaliação e reconhecimento de aprendizagem prévia, o programa tende a reforçar as normas de gênero já existentes. Recomenda-se a reestruturação do programa, considerando a adequação da sua metodologia aos projetos de vida das mulheres, bem como à realidade do mercado de trabalho local.

Palavras-chave : Políticas públicas; Gênero; Mulheres; Equidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )