SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Sistemas de alerta precoce para estudantes em risco do Ensino SuperiorEfetividade da educação no trabalho em um programa de saúde: uma estratégia para a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

WEBB, Mark; KUNTUOVA, Indira  e  KARABAYEVA, Aliya. O papel da educação na realização do capital humano dos jovens: análise filosófica social. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.968-985. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601727.

Mudanças qualitativas na vida social afetam a acumulação de conhecimento dos jovens como base do capital humano. O artigo pretende explorar o papel da educação no desenvolvimento do capital humano devido às mudanças em curso na sociedade moderna. O estudo baseia-se na teoria do capital humano, explicando uma abordagem econômica do comportamento humano, que destaca os efeitos do investimento em capital humano no desenvolvimento socioeconômico do país. O referencial teórico de Schultz enfatiza o papel da educação na realização do capital humano e métodos de pesquisa relevantes, como a análise de conteúdo e a síntese narrativa textual. As principais conclusões abrangem opiniões de filósofos de diferentes épocas, ideias sobre o conhecimento da sociedade no século XXI e o papel da educação, descrito como a base da população jovem pronta para o desenvolvimento socioeconômico. Os resultados provam a hipótese relativa à exploração do impacto da educação e do treinamento no capital humano dos jovens.

Palavras-chave : Conhecimento; Desenvolvimento socioeconômico; Educação; Capital humano; Juventude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )