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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

ALVES, Pedro Jorge Holanda  e  ARAUJO, Jevuks Matheus de. Um estudo sobre os resultados educacionais obtidos dos municípios da Paraíba nos anos de 2011, 2013 e 2015. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1038-1057. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601538.

A educação é um fator crucial no comportamento e desenvolvimento de uma sociedade. Por esse motivo, é importante analisar a dinâmica do setor público na prestação de serviços de educação. Dentro deste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a eficiência das despesas municipais da Paraíba em termos de ensino fundamental básico. Para tanto, utilizou-se um modelo de fronteira estocástica, tendo como resultado as pontuações obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos de 2011, 2013 e 2015. Os resultados demonstraram que todos os indicadores são estatisticamente aceitos e que as variáveis “distorção idade-série”, “professores do ensino superior” e “número de computadores por aluno” foram consistentes com a literatura. As despesas têm um efeito negativo no desempenho educacional, sugerindo que os municípios da Paraíba são ineficientes na alocação de recursos.

Palavras-chave : Paraíba; Municípios; Educação; Eficiência.

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