SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: análise do programa nacional português de educação compensatória ao longo de 13 anosPlano de Desenvolvimento da Educação e Plano de Ações Articuladas: interferências e contradições do Plano de Ações Articuladas na gestão dos sistemas municipais de ensino em Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MORAES, Marcia; GALASSO, Bruno; JANOARIO, Ricardo  e  ESDRAS, Dirceu. Egressos: um olhar sobre as trajetórias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1084-1107. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601546.

O presente estudo trata do percurso de egressos(as) do curso de graduação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O estudo procurou analisar o tipo de resultado profissional e acadêmico que o curso em tela produz. Nesse sentido, um dos objetivos da pesquisa foi o de relacionar o curso e a vida acadêmica com a empregabilidade no mercado de trabalho. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online (Libras e Português), composto por perguntas multiopcionais e dissertativas, direcionado a 41 egressos graduados em Pedagogia, titulados no período entre 2009 e 2016. Os resultados mostraram a predominância de ouvintes, mulheres, de cor parda e idade média de 37 anos, com renda mensal de 3 a 4 salários mínimos. A análise dos dados evidencia que mais de 90% dos(as) egressos(as) atribuíram conceito bom ou ótimo ao curso de graduação concluído no INES. Na análise de conteúdo, foram consideradas 12 categorias de maior insatisfação dos egressos e, dentre elas, a mais comentada foi “currículo”. Outros aspectos igualmente comentados, mas com menor frequência, foram: inclusão de disciplinas de Libras, qualidade docente, disciplina da área da surdez, estágio e produção de materiais didáticos.

Palavras-chave : Egressos; Formação educacional; Atuação profissional; Surdo; Carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )