SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Egressos: um olhar sobre as trajetórias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de SurdosAvaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialógico-problematizadora: categorias de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SILVA, Luís Gustavo A.  e  FERREIRA, Suely. Plano de Desenvolvimento da Educação e Plano de Ações Articuladas: interferências e contradições do Plano de Ações Articuladas na gestão dos sistemas municipais de ensino em Goiás. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1108-1127. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601200.

O artigo analisa as interferências do Plano de Desenvolvimento da Educação e do Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão dos sistemas municipais de ensino em Goiás. A pesquisa utiliza como metodologia de coleta de dados a análise documental, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com secretários municipais de educação. Os resultados demonstram as relativas interferências do Plano de Ações Articuladas na gestão dos sistemas e na constituição de práticas de planejamento educacional nos municípios, bem como as contradições concernentes à perspectiva de gestão e planejamento contida no PAR no contexto dos sistemas municipais de ensino.

Palavras-chave : Gestão de Sistemas Educacionais; Planejamento da Educação; Plano de Desenvolvimento da Educação; Plano de Ações Articuladas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )