SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Avaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialógico-problematizadora: categorias de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1151-1167.  Epub 03-Maio-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601186.

O presente texto constitui-se em ensaio, a partir de conferência proferida sobre o multiculturalismo, entendido como um conjunto de respostas à diversidade cultural e desafio a preconceitos, no campo educacional. Defende e desenvolve três argumentos centrais, a saber: o multiculturalismo não deve ser tratado como um adendo ao currículo ou perspectiva reduzida a projetos extracurriculares; é relevante considerar modos pelos quais a construção curricular poderia articular a perspectiva multicultural aos diferentes campos de saber e disciplinas que constituem o currículo de formação de professores; é, a partir da visão de articulação do currículo e da pesquisa, concebida pelo olhar do multiculturalismo, que acreditamos que a formação inicial e continuada de professores pode ser incrementada, em uma visão transformadora.

Palavras-chave : Multiculturalismo; Formação de professores; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )