SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número101Educação, Institucionalização e Legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em PortugalEnsinar e pesquisar indicadores de qualidade: uma parceria com estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

HERRERA, Carolina Iturra  e  CANCINO, Víctor Eduardo Cancino. Assessoria a equipes de gestão e liderança educacional a partir da abordagem de competências funcionais. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.101, pp.1220-1239.  Epub 14-Maio-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601381.

Este trabalho apresenta uma experiência de assessoria a equipes de gestão da região do Maule, no Chile, focado principalmente na aprendizagem de competências funcionais associadas ao desempenho das equipes de gestão. Para o efeito, foi concebido, implementado e avaliado um programa de acompanhamento socioeducativo em que participaram 11 estabelecimentos de ensino. Os resultados analisados de acordo com dois níveis de avaliação das realizações de aprendizagem mostraram um alto nível de satisfação dos participantes, bem como a aprendizagem relacionada às etapas para resolver problemas

Palavras-chave : Liderança Educacional; Programa assessoramento; Competências funcionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )