SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número101Assessoria a equipes de gestão e liderança educacional a partir da abordagem de competências funcionaisAutoavaliação das escolas: o caso do grupo disciplinar de Biologia/Geologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FERREIRA, Sandra Lúcia; BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May  e  ALMEIDA, Julio Gomes. Ensinar e pesquisar indicadores de qualidade: uma parceria com estudantes do ensino fundamental. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.101, pp.1240-1261. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601570.

A discussão sobre a qualidade da educação oferecida pelo sistema público tem sido objeto de preocupação traduzida em políticas públicas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que prevê um padrão de qualidade definido pelos próprios educadores. Tal sistema recebe críticas de autores por seus propósitos meramente reguladores. Este estudo amplia essa discussão, investigando o que pensam estudantes sobre Educação Escolar de Qualidade. Os objetivos são identificar o que os alunos concluintes do Ensino Fundamental entendem por educação de qualidade, investigar quais são os conceitos de qualidade da educação que aparecem com maior frequência nos discursos das escolas e discutir a noção de educação de qualidade na visão dos alunos. A metodologia articula estudos de natureza documental e trabalho de campo – aplicação de questionário e de grupo focal em estudantes. Para o tratamento dos dados, recorreu-se às análises de conteúdo utilizando-se os software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segment de Texte (ALCEST) e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Participaram da pesquisa 227 estudantes de quatro escolas públicas – duas da rede estadual e duas da rede municipal – e o programa de mestrado em educação de uma universidade privada da zona leste da cidade de São Paulo. Os resultados destacam o resgate de respeito e confiança entre alunos e educadores, a realização de atividades em que se sintam valorizados no espaço escolar, a participação da dinâmica da escola e da boa interação entre alunos e demais sujeitos da escola, além da demanda pela formação do educador-pesquisador para a promoção da escuta dos estudantes.

Palavras-chave : Aluno; Autoavaliação; Ensino Fundamental; indicador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )