SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número101O Plano Nacional de Educação 2014–2024 e os desafios para a Educação Especial na perspectiva de uma Cultura InclusivaFamílias que educam em casa com TIC: um estudo qualitativo de múltiplos casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

TOFFOLI, Sônia Ferreira Lopes  e  SIMON, Cristina Valeria Bulhões. A utilização do modelo multifacetas de Rasch na análise das influências dos avaliadores sobre as avaliações com itens abertos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.101, pp.1303-1323.  Epub 07-Maio-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601146.

Este trabalho analisa a qualidade da pontuação em avaliações com itens abertos por meio do modelo multifacetas de Rasch (MFR). São utilizadas as pontuações atribuídas às redações de participantes do Processo Seletivo Vestibular da Universidade Estadual de Londrina, de 2015. O modelo MFR pode proporcionar estudos, tanto no nível de grupo quanto no nível individual, possibilitando a identificação de avaliadores portadores de comportamentos tendenciosos, conhecidos por causarem erros importantes nas pontuações de tarefas escritas. As análises no nível de grupo mostraram que a avaliação foi eficiente e que os dados, de modo geral, são adequados às expectativas de medição dos modelos de Rasch e, por meio das análises no nível individual, foi possível detectar avaliadores que pontuaram diferentemente do modo como os outros avaliadores, em média, atribuíram suas pontuações. O modelo MFR mostrou-se uma ferramenta adequada e eficiente para o monitoramento da qualidade das pontuações atribuídas às tarefas de escrita.

Palavras-chave : Modelo multifacetas de Rasch; Itens abertos; Provas de redação; Avaliação em larga escala; Tendências do avaliador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )