SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número101A utilização do modelo multifacetas de Rasch na análise das influências dos avaliadores sobre as avaliações com itens abertosVem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FRANKY, Angélica Pineda  e  CHIAPPE, Andrés. Famílias que educam em casa com TIC: um estudo qualitativo de múltiplos casos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2018, vol.26, n.101, pp.1324-1346.  Epub 23-Jul-2018. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601507.

Enquanto a educação é cada vez mais permeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a atual instituição escolar é considerada desatualizada e quase incapaz de responder aos desafios do nosso tempo. A educação em casa surge como uma alternativa crescente, especialmente nos países em desenvolvimento, onde ainda não está devidamente regulada ou estruturada. Este artigo apresenta um estudo qualitativo de casos múltiplos focados na exploração do uso das TIC por 70 famílias colombianas que educam em casa. A análise dos dados foi realizada seguindo as etapas da Teoria fundamentada a partir das dimensões humana, educacional e tecnológica. Os resultados mostram que, em um contexto de pressão social constante, os pais reconhecem as TIC como ferramentas de mediação que lhes permitem acessar as comunidades e recursos abertos de apoio, desenvolver suas próprias habilidades de orientação e para melhorar o desenvolvimento de talentos seus filhos, principalmente através do jogo, colaboração, pesquisa e exploração ao ar livre. Finalmente, reconhece-se que esta forma de educar torna-se um modo de vida que acaba alterando as relações e as dinâmicas familiares.

Palavras-chave : Educação em Casa; TIC; Tecnologia Educacional; Não Escolaridade; Relacionamentos Familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )