SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número102Dos castigos escolares à construção de sujeitos de direito: contribuições de políticas de direitos humanos para uma cultura da paz nas instituições educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MARTINS, Ângela Maria  e  ALVES, Mariana Gaio. Conflitos em escolas públicas em Portugal: análise de um programa de governo. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.9-23. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002701628.

Este artigo examina elementos no processo de constituição de significados atribuídos por atores escolares de escolas públicas localizadas em contextos vulneráveis, em Portugal, às situações de indisciplina, conflito e violência, em torno do seguinte questionamento: quais são as ações encetadas para enfrentá-las e suas percepções acerca desses fenômenos? As escolas selecionadas para o estudo integram o programa TEIP (Territórios de Intervenção Prioritária), desde 1996. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório, com base em levantamento e análise de informações de documentos oficiais e da legislação, além de entrevistas realizadas com equipes compostas por profissionais responsáveis pela sua implementação. Considera-se a relevância de compreender percepções de atores educacionais envolvidos em fatos e situações de conflitos em escolas públicas.

Palavras-chave : Políticas públicas de educação; Programas de governo; Indisciplina; Conflito e violência em escolas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )