SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número102Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior“Escola sem Partido” para quem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

HIRATA, Guilherme; OLIVEIRA, João Batista Araujo e  e  MEREB, Talita de Moraes. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.179-203. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002701888.

Professores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada.

Palavras-chave : Educação básica; Professores; Salário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )